Como já foi dito anteriormente, o Brigadeiro Sampaio nasceu na cidade de Tamboril, no Ceará.
Oficialmente fundada em 04 de outubro de 1854, Tamboril era na verdade um região onde se situava as fazendas Capitão Luiz Vieira de Sousa com sua mulher D. Ana Feitosa.
"Houve prosperidade. Por ocasião da grande seca de 1777/79, viu-se o fazendeiro no iminente risco de perder os seus rebanhos. Faltava água e comida."
Dizem que Nossa Senhora Santana apareceu em um sonho para o fazendeiro e mostrou-o aonde encontrat água, podendo, assim, salvar a colheita. Teriam que construir uma barragem para formar o reservatório, desviando a água do rio Acaraú.
Como retribuição, o Capitão Luiz Vieira de Sousa mandou construir uma capela. em homenagem à Nossa Senhora Santana. As obras só começaram de fato após a morte do fazendeiro e quando finalizada descobriram que houve um engano. A escultura encomendada que chegou de Portugal pertencia, na verdade, ao Santo Anastácio.
“Em razão do equívoco, resolveu a família dirigir consulta às autoridades eclesiásticas sobre qual das imagens deveria permanecer como padroeira, considerando que a Senhora Santana havia sido endereçada à capela de Independência.”
Santa Anastácia, por fim, permaneceu no trono destinado a Nossa Senhora Santana e esta no lugar em que deveria ser a do outro santo na localidade de Idependência.
Fontes: http://www.ferias.tur.br/informacoes/1733/tamboril-ce.html e "Sampaio", Duarte, Paulo de Queiroz. Biblioteca do Exército Editora, 2010.
Fotos: http://www.tamboril.ce.gov.br/portal/conteudo.php?pg=sintese_historica2 e http://hi.tixik.com/image-784429.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário