terça-feira, 31 de agosto de 2010

Cabanagem

A Cabanagem foi um movimento popular, ocorrido no período de 1835 e 1840, na província do Grão Pará, por decorrência da extrema pobreza das populações ribeirinhas edo sentimento de abandono em relação ao governo central. O nome "cabanagem" se deu em homenagem às cabanas, onde moravam os ribeirinhos da Amazônia.




Nesaa revolta, envolveram-se grupos indígenas autônomos, índios escravos de aldeias, negros e caboclos mestiços contra o domínio português na região. Embora por causas diferentes, os cabanos (índios e mestiços em sua maioria) e os integrantes da elite local (comerciantes e fazendeiros) se para se opor ao governo regencial da época. O objetivo principal era a conquista da independência da província do Grão Pará.



O movimento tornou reveladora a capacidade de luta dos cabanos pela liberdade e pela paz. Eles pretendiam melhores condições de trabalho, moradia, comida. Em geral, uma vida melhor. Já os fazendeiros e comerciantes, líderes da revolta, pretendiam maior participação nas decisões administrativas e políticas da província.

A Cabanagem durou cerca de 5 anos e morreram mais de 40 mil homens. Os cabanos não alcançaram seu objetivo, pois a revolta foi reprimida e, em abril de 1836, o governo regencial desfechou um novo ataque militar e conseguiu reassumir o controle da capital da província e impor um novo presidente.
Antônio Sampaio, na época em que era praçam participou da revolta.

Por Enos Oliveira





Nenhum comentário:

Postar um comentário